Em 2018, a Votorantim completará 100 anos. Este é um marco incomum na história empresarial brasileira.

São 100 anos de um compromisso com o desenvolvimento do país, com a criação de negócios duradouros, contribuindo para o crescimento das cidades e para a melhoria da vida das pessoas. Um compromisso que se renova, com um olhar para o futuro. Essa trajetória começa com a coragem de empreender e de inovar dos pioneiros que iniciaram os negócios, e que segue viva com as gerações seguintes.

A Votorantim nasce em 9 de janeiro de 1918, em um Brasil que somente três décadas antes havia abolido a escravatura e proclamado a República. Nasce na região de Sorocaba, no interior de São Paulo, como uma fábrica de tecidos (Sociedade Anonyma Fabrica Votorantim), enquanto a Europa passava pela I Guerra Mundial (1914-1918). Em um país que ainda estava longe de se colocar entre as grandes nações do mundo.

Os pioneiros foram visionários quando decidiram investir na indústria de base, ainda nos anos 1930, quando o Brasil era um país eminentemente agrícola. Tiveram a coragem de construir uma fábrica de alumínio, nos anos 1950, quando ninguém acreditava que o Brasil pudesse concorrer nesse setor com o Canadá e com os EUA. 

Tomaram a decisão de construir suas próprias usinas hidrelétricas para fornecer energia para suas fábricas, a partir dos anos 1950, quando perceberam que o poder público não teria condições de fazê-lo. E ainda fizeram isso com uma visão de preservação da natureza totalmente inédita para os padrões da época.

São muitos os momentos e decisões que inspiram quem hoje trabalha na Votorantim. Os desafios são enfrentados com ética, consciência social e cidadania. Esses valores se materializam no apoio às áreas de educação, saúde e ao desenvolvimento local. A capacidade de transformação e de renovação, a visão de longo prazo e o compromisso com o futuro inspiram a celebração do nosso centenário. Por isso dizemos que o Futuro é o Nosso Território.

Esse compromisso com o futuro se tangibiliza na escolha da Educação como uma das principais causas dos nossos 100 anos. A Votorantim está ampliando substancialmente seus investimentos nessa área por acreditar que a educação é um elemento fundamental para a transformação da sociedade, para a formação de cidadãos mais conscientes e para que o país seja desenvolvido.

Assim, construiremos juntos os próximos 100 anos. E além.

Pioneiros

Antonio Pereira Ignacio

O português Antonio Pereira Ignacio chegou ao Brasil em 1884, com 10 anos de idade, e começou a ajudar o pai numa sapataria em Sorocaba, no interior de São Paulo. Quando adolescente, foi para o Rio de Janeiro trabalhar em uma importadora (...)

Senador José Ermírio de Moraes

José Ermírio de Moraes nasceu em Nazaré da Mata (PE), numa família tradicional de usineiros. Seu pai morreu quando tinha 2 anos. Sua mãe, dona Chiquinha, empenhou-se para que tivesse uma boa formação, e ele fez faculdade de metalurgia (...)

José Ermírio de Moraes Filho

O filho primogênito do Senador José Ermírio de Moraes seguiu os passos do pai e estudou engenharia de minas no Colorado (EUA). Voltou ao Brasil em 1948, quando começou a trabalhar no núcleo original da companhia. (...)

Antônio Ermírio de Moraes

Antônio Ermírio de Moraes foi uma das maiores figuras públicas do Brasil, com grande influência nos campos econômico, social e político. Também formado em engenharia de minas no Colorado (EUA), iniciou sua carreira na Siderúrgica (...)

Clóvis Scripilliti

Clóvis Scripilliti se uniu aos irmãos da segunda geração da família Ermírio de Moraes durante as décadas na expansão dos negócios. Nascido em Botucatu (SP), formou-se em Engenharia Civil e Elétrica na Universidade Mackenzie. (...)

Ermírio Pereira de Moraes

O filho mais novo do Senador José Ermírio de Moraes também graduou-se nos Estados Unidos, na University of Tulsa (Oklahoma). Formado em Engenharia de Produção de Petróleo, iniciou seu período de experiência na Votorantim aos 23 anos (...)

Lideranças

Raul Calfat

Presidente do Conselho de Administração

Votorantim S.A.

Nos últimos 100 anos, o Brasil e o mundo passaram por grandes transformações. Graças aos nossos valores e crenças conseguimos passar por tudo isso e evoluir nesse processo.

João Miranda

CEO

Votorantim S.A.

O que mais caracteriza a nossa história é a forma como a Votorantim empresaria e como ela se relaciona com a sociedade. Temos consciência de que nossos negócios podem gerar impacto social positivo.

Clovis Ermirio de Moraes Scripilliti

Presidente

Hejoassu

É muito raro uma empresa completar 100 anos, o que é um grande marco que devemos celebrar! Essa data atesta que estamos cumprindo um compromisso assumido pelos pioneiros de nossa família.

Regina Helena Velloso

Presidente do Conselho

Família

Buscamos inspirar e estimular o desenvolvimento pessoal e profissional das próximas gerações. É uma forma de estarmos sempre preparados para os desafios futuros, tanto na família como nos negócios.

José Ermírio de Moraes Neto

Presidente

Instituto Votorantim

Como a maioria do setor de investimento social privado, temos evoluído ano a ano no alinhamento com a estratégia do negócio e com a construção de objetivos e resultados, sempre com uma visão de longo prazo.

Ana Helena Vicintin

Vice-presidente do Conselho Deliberativo

Instituto Votorantim

A educação é uma área a qual sempre estivemos atentos em toda a história da Votorantim, desde os tempos do meu avó, José Ermírio de Moraes. Esse é um setor estruturante para a transformação social.

Making of

Irene Ravache nos 100 anos

A atriz Irene Ravache conta como foi receber o convite para emprestar sua voz para os 100 anos da Votorantim. “É uma honra”, diz. Para ela, a Votorantim está chegando aos 100 anos, “mas vai de uma forma que nós, brasileiros, nos orgulhamos”. A atriz doou o seu cachê para o Todos Pela Educação.