Em 2018, a Votorantim completou 100 anos. Este é um marco incomum na história empresarial brasileira.
São 100 anos de um compromisso com o desenvolvimento do país, com a criação de negócios duradouros, contribuindo para o crescimento das cidades e para a melhoria da vida das pessoas. Um compromisso que se renova, com um olhar para o futuro. Essa trajetória começa com a coragem de empreender e de inovar dos pioneiros que iniciaram os negócios, e que segue viva com as gerações seguintes.
A Votorantim nasce em 9 de janeiro de 1918, em um Brasil que somente três décadas antes havia abolido a escravatura e proclamado a República. Nasce na região de Sorocaba, no interior de São Paulo, como uma fábrica de tecidos (Sociedade Anonyma Fabrica Votorantim), enquanto a Europa passava pela I Guerra Mundial (1914-1918). Em um país que ainda estava longe de se colocar entre as grandes nações do mundo.
Os pioneiros foram visionários quando decidiram investir na indústria de base, ainda nos anos 1930, quando o Brasil era um país eminentemente agrícola. Tiveram a coragem de construir uma fábrica de alumínio, nos anos 1950, quando ninguém acreditava que o Brasil pudesse concorrer nesse setor com o Canadá e com os EUA.
Tomaram a decisão de construir suas próprias usinas hidrelétricas para fornecer energia para suas fábricas, a partir dos anos 1950, quando perceberam que o poder público não teria condições de fazê-lo. E ainda fizeram isso com uma visão de preservação da natureza totalmente inédita para os padrões da época.
São muitos os momentos e decisões que inspiram quem hoje trabalha na Votorantim. Os desafios são enfrentados com ética, consciência social e cidadania. Esses valores se materializam no apoio às áreas de educação, saúde e ao desenvolvimento local. A capacidade de transformação e de renovação, a visão de longo prazo e o compromisso com o futuro inspiram a celebração do nosso centenário. Por isso dizemos que o Futuro é o Nosso Território.
Esse compromisso com o futuro se tangibiliza na escolha da Educação como uma das principais causas dos nossos 100 anos. A Votorantim está ampliando substancialmente seus investimentos nessa área por acreditar que a educação é um elemento fundamental para a transformação da sociedade, para a formação de cidadãos mais conscientes e para que o país seja desenvolvido.
Assim, construiremos juntos os próximos 100 anos.
O português Antonio Pereira Ignacio chegou ao Brasil em 1884, com 10 anos de idade, e começou a ajudar o pai numa sapataria em Sorocaba, no interior de São Paulo. Quando adolescente, foi para o Rio de Janeiro trabalhar em uma importadora (...)
José Ermírio de Moraes nasceu em Nazaré da Mata (PE), numa família tradicional de usineiros. Seu pai morreu quando tinha 2 anos. Sua mãe, dona Chiquinha, empenhou-se para que tivesse uma boa formação, e ele fez faculdade de metalurgia (...)
O filho primogênito do Senador José Ermírio de Moraes seguiu os passos do pai e estudou engenharia de minas no Colorado (EUA). Voltou ao Brasil em 1948, quando começou a trabalhar no núcleo original da companhia. (...)
Antônio Ermírio de Moraes foi uma das maiores figuras públicas do Brasil, com grande influência nos campos econômico, social e político. Também formado em engenharia de minas no Colorado (EUA), iniciou sua carreira na Siderúrgica (...)
Clóvis Scripilliti se uniu aos irmãos da segunda geração da família Ermírio de Moraes durante as décadas na expansão dos negócios. Nascido em Botucatu (SP), formou-se em Engenharia Civil e Elétrica na Universidade Mackenzie. (...)
O filho mais novo do Senador José Ermírio de Moraes também graduou-se nos Estados Unidos, na University of Tulsa (Oklahoma). Formado em Engenharia de Produção de Petróleo, iniciou seu período de experiência na Votorantim aos 23 anos (...)
Não é raro você encontrar irmãos, pais, que trabalharam na Votorantim. Você vê que a empresa foi feita a base de pessoas.
O que mais atrai na Votorantim é o jeito de empreender, empreender com responsabilidade, com seriedade, a crença no Brasil.
Admiro muito a forma como a Votorantim se empenha para que haja uma evolução constante da governança nas empresas. Mostra muita disciplina e muito compromisso com o futuro dos negócios.
O futuro será um desafio que a Votorantim vai conseguir desenhar com a mesma riqueza, mostrando que está aqui realmente para ajudar o Brasil.
A Votorantim precisa manter agilidade e força ética, essa simplicidade de sempre estar preparada para mudar.
Eu não tenho dúvidas que vamos ter mais 100 anos de sucesso, porque toda a nossa base é muito forte.
Quando falamos da Votorantim, logo vem a minha mente uma empresa forte, ética, transparente, que tem como propósito o desenvolvimento do país.
É responsabilidade de cada um, começando pelo CEO, sustentar os valores, a ética e a rentabilidade desse grupo que começou no Brasil há 100 anos e tem uma história admirável.
Nos últimos 100 anos, o Brasil e o mundo passaram por grandes transformações. Graças aos nossos valores e crenças conseguimos passar por tudo isso e evoluir nesse processo.
O que mais caracteriza a nossa história é a forma como a Votorantim empresaria e como ela se relaciona com a sociedade. Temos consciência de que nossos negócios podem gerar impacto social positivo.
É muito raro uma empresa completar 100 anos, o que é um grande marco que devemos celebrar! Essa data atesta que estamos cumprindo um compromisso assumido pelos pioneiros de nossa família.
Buscamos inspirar e estimular o desenvolvimento pessoal e profissional das próximas gerações. É uma forma de estarmos sempre preparados para os desafios futuros, tanto na família como nos negócios.
Como a maioria do setor de investimento social privado, temos evoluído ano a ano no alinhamento com a estratégia do negócio e com a construção de objetivos e resultados, sempre com uma visão de longo prazo.
A educação é uma área a qual sempre estivemos atentos em toda a história da Votorantim, desde os tempos do meu avó, José Ermírio de Moraes. Esse é um setor estruturante para a transformação social.