Ao longo de nossa história, assumimos um compromisso: promover o desenvolvimento do país, superando desafios, gerando resultados duradouros e contribuindo para melhorar a vida das pessoas. É um propósito que guia a forma como a Votorantim faz os seus negócios.
No mundo atual, não importa o que uma empresa produz, mas a forma como ela produz. Respeito é um dos nossos valores. Não é um conceito abstrato, nem uma regra obrigatória para todos que trabalham aqui. Respeito faz parte da nossa cultura, do nosso jeito de atuar.
Ao longo dos nossos primeiros 100 anos, desenvolvemos uma forma de empresariar que busca antecipar as legítimas demandas da sociedade. Para reforçar nossos compromissos, no ano do centenário, decidimos ampliar a Parceria Votorantim pela Educação e apoiar o exercício da cidadania por meio do estímulo ao voto consciente.
A educação de qualidade pode transformar a sociedade e abre portas para uma maior consciência política. E como o ano de 2018 ficará marcado por uma das eleições mais importantes da nossa história, decidimos participar do debate público em torno da ética, do papel dos políticos e do futuro do país.
A Votorantim acredita que é papel de uma empresa cidadã contribuir para o processo de conscientização política das pessoas.
Por isso criamos a plataforma digital Guia do Voto, que ajuda os eleitores a compreender melhor o sistema eleitoral e, principalmente, estarem conscientes da força transformadora do seu voto. Essa plataforma, apartidária e ideologicamente neutra, inclui um conteúdo didático produzido pelo cientista político Humberto Dantas, um aplicativo para telefones celulares e de um site. A divulgação do Guia do Voto esteve inserida na campanha institucional dos 100 anos. Veja abaixo o vídeo de divulgação do Guia do Voto.
O respeito sempre esteve presente nas nossas relações e na forma como desenvolvemos nossos negócios. Mas os desafios do futuro são outros. Estamos num mundo mais complexo, incerto, volátil e ambíguo. A sociedade tem apresentado novas demandas às empresas, que exigem um olhar voltado para a inovação e um cuidado ainda maior com o uso de recursos naturais. Esse olhar e esse cuidado é que permitirão a transformação dos negócios e a perenidade das empresas.
Em tempos em que os princípios éticos são tão valorizados pela sociedade, a Votorantim orgulha-se de ter buscado durante sua trajetória o aprimoramento de suas relações e de seus valores e crenças, de ter buscado sempre gerar impacto positivo nas pessoas.
A Votorantim chega aos 100 anos como uma gestora de investimentos de longo prazo, com a consciência de que negócios têm ciclos e que é fundamental tomar decisões de investimentos com uma visão de longo prazo, com muito trabalho, planejamento e resiliência. Em todas as empresas do portfólio, há um mesmo DNA que orienta a forma como as pessoas trabalham e como os negócios são feitos.
Nossa história, nossos valores, nossas crenças e nossa visão de futuro guiam as decisões do dia a dia e fazem a Votorantim continuar sólida e empreendedora, com capacidade de se reinventar, crescer e superar-se sempre.
Conheça os pilares desse DNA, em três documentos emblemáticos da história da Votorantim: a carta escrita pelo Senador José Ermírio de Moraes aos seus filhos, em 1969, e os livros comemorativos dos 85 anos da Votorantim (2003) e dos 90 anos da companhia (2008).
A inovação está presente de diversas formas nas empresas do portfólio da Votorantim. Essa cultura de inovação nas empresas vem sendo incentivada pela holding gestora de investimentos, e já resulta em projetos e protótipos que estão em fase de desenvolvimento ou testes nas empresas.
Entre esses projetos, estão o programa Mining Lab, que apoia startups voltadas à pesquisa de soluções inovadoras para a mineração, com foco em uso da nanotecnologia no processo de recuperação e desenvolvimento de nanopartículas em produtos da indústria de mineração, e de energias renováveis que substituam ou otimizem as matrizes energéticas tradicionais(Votorantim Metais), o uso de tecnologias de ponta voltadas para o aproveitamento do eucalipto para a produção de biocombustíveis (Fibria), o desenvolvimento de módulos flutuantes com microcélula solar fotovoltaica, impressa em filme feito a partir de molécula orgânica, para geração de energia adicional em reservatórios de hidrelétricas (Votorantim Energia), o apoio a fintechs voltadas para a inovação dos processos financeiros e bancários (Banco Votorantim), o uso de combustíveis alternativos em lugar dos de origem fóssil, na produção de cimento, a partir do coprocessamento de biomassa e de outros materiais na geração de energia (Votorantim Cimentos), protótipos de uso de impressoras 3D na produção de equipamentos usados na indústria do alumínio (CBA) e o uso da computação cognitiva em um veículo sensorizado para coleta de informações climáticas nas plantações de laranja (Citrosuco).
Como parte da preparação de seu centenário, a Votorantim promoveu, em abril, uma feira de tecnologias emergentes e novos padrões de produção, consumo e interação, a Tech Fair. Essa feira reuniu startups, companhias que são referência em inovação e tecnologia e empresas do portfólio da Votorantim para apresentar projetos e protótipos em desenvolvimento ou em estudo, além de palestras com especialistas em temas como novos materiais, operações digitais, tecnologias sociais, e recursos energéticos. A Tech Fair é uma ação do Programa 18.18, responsável pelo movimento de transformação da companhia para a construção dos próximos 100 anos. A iniciativa tem como objetivos ampliar a conexão das pessoas com tendências e movimentos de impacto no futuro das organizações, além de engajar lideranças e equipes na implementação de modelos alinhados com propósito e visão de futuro da companhia.
O conceito de sustentabilidade surgiu há cerca de 30 anos, quando uma comissão da ONU publicou o relatório “Nosso Futuro Comum”, no qual desenvolvimento sustentável foi definido como uma forma de suprir as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades. Desde então, a sustentabilidade passou a fazer parte do debate público.
Ao revisitar nossa história, identificamos vários momentos em que a Votorantim se preocupou com o tema, muito antes de o termo sustentabilidade entrar no repertório da sociedade. Um dos exemplos mais emblemáticos disso é o Legado das Águas, uma reserva de mata atlântica com mais de 31 mil hectares, no interior do Estado de São Paulo, que hoje é a maior reserva privada de Mata Atlântica do país.
Essa área começou a ser preservada há quase 60 anos, quando a Votorantim começou a adquirir terras no entorno dos rios onde veio a construir sete usinas hidrelétricas, para suprimento de sua fábrica de alumínio.
Uma visão de futuro atípica levou a companhia a adquirir as terras até as nascentes dos rios, para garantir a perenidade da água para a geração de energia e para as pessoas que moram na região e dela dependem. Em 2012, essa área tornou-se o Legado das Águas, um projeto inovador de uma reserva auto-sustentável, onde são desenvolvidas pesquisas científicas sobre a fauna e a flora daquele bioma, visando a criação de negócios baseados na biodiversidade como o cultivo de mudas de mata atlântica com fins de reflorestamento e o mapeamento genético de espécies vegetais para estudos em biotecnologia.
Saiba mais em www.legadodasaguas.com.br.