O fundador da Votorantim, Antonio Pereira Ignacio, fazia questão de acompanhar de perto o desempenho escolar da criançada para ver se estavam aprendendo e se desenvolvendo. Isso não se limitava apenas ao boletim de seus filhos, mas incluía também o dos filhos de funcionários da Votorantim. Isso porque ele oferecia bolsas de estudo em escolas da cidade de Sorocaba, que à época tinham uma qualidade melhor que as escolas do distrito de Votorantim, onde ficava a tecelagem da companhia.
Imigrante português que chegou com seu pai ao Brasil quando tinha 10 anos de idade, sem instrução, Pereira Ignacio trabalhava em uma sapataria e estudava à noite. Essa experiência pessoal o inspirou a apoiar a educação dos filhos dos funcionários, para que essas crianças não precisassem passar pela mesma situação que viveu na infância.
Assim, a educação se tornou um dos pilares da atuação social da Votorantim. Já em 1958, nosso relatório anual fazia referência à importância de cuidar da educação de crianças e jovens, pois, no futuro, eles “formarão um Brasil forte, consciente e empreendedor”. O patrocínio estudantil aos filhos de funcionários seguiu como uma prática da companhia por décadas, sendo que em 1961, eram mais de 220 bolsas concedidas.
A criação do Instituto Votorantim, em 2002, veio para qualificar o nosso investimento social e estruturar os programas desenvolvidos ou patrocinados pelas empresas Votorantim, assim como buscar um maior impacto positivo para a sociedade e fortalecer nossa atuação como empresa cidadã. Dessa proposta do Instituto, foi estruturado em 2008 o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE). Desde então esse programa tem evoluído e demonstrou uma efetiva contribuição para a melhoria da gestão pública da educação nos municípios em que foi implantado.
Por isso decidimos fazer da Educação uma das causas dos nossos 100 anos, impulsionando o PVE e levando-o a mais de 100 municípios. O intuito é deixar um legado para a sociedade, pois acreditamos que a educação é a base de um país melhor para todos, e de melhores cidadãos.
Nossa relação com a Educação começou olhando para os funcionários que não podiam propiciar um estudo de qualidade para seus filhos. Os efeitos disso foram transformadores. Um exemplo é uma família da cidade de Angatuba, no interior de São Paulo. O atual secretário municipal de Educação do Município, Jorge Paulo de Oliveira, conta que seu avô foi trabalhar na fábrica de tecidos da Votorantim, na região de Sorocaba, e sua mãe, então com 9 anos e sem estudos, pôde estudar graças a uma dessas bolsas cedidas pela companhia. Depois de formada professora, a mãe dele também convenceu o filho a cursar o magistério. Hoje, a Prefeitura de Angatuba tornou-se uma das parceiras do PVE da Votorantim e Jorge Paulo conta essa história.
Além do incentivo estudantil aos filhos dos funcionários, a Votorantim investiu também na construção de diversas escolas e creches nas comunidades próximas às nossas operações, como a Escola Maternal construída na vila operária em Votorantim, nos anos 1920 (foto abaixo).
O crescimento dos negócios da Votorantim ao longo dos anos levou à necessidade de preparar não só as crianças, mas também seus profissionais das operações. Assim, começamos a investir em escolas técnicas do Senai, por exemplo, nas cidades de Alumínio (SP), Niquelândia (GO), assim como o apoio a faculdades de engenharia, como a concessão de bolsas de estudo para pesquisa científica na Universidade de Ouro Preto (MG).
Apoio à saúde
Foi também com o fundador Antonio Pereira Ignacio que começou a ligação da família acionista e da Votorantim com a causa da saúde. A atenção à saúde tem origem com a construção do Hospital Santo Antônio, em 1949, na cidade de Votorantim, voltado para os funcionários das nossas fábricas na região e para a população local. A Votorantim ajudou também a construção da Santa Casa de Itapetininga e na Santa Casa de Sorocaba.
Um exemplo que une nosso compromisso com saúde e educação é o da Faculdade de Medicina de Sorocaba, para a qual a Votorantim doou terreno e auxiliou na construção. “Assim, a cidade de Sorocaba possuirá uma das mais perfeitas organizações hospitalares e de ensino médico do país”, resume o relatório anual de 1960. E hoje dezenas de iniciativas na área são apoiadas, como a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente.
No apoio à cultura, o Instituto Votorantim definiu o foco do investimento social na democratização do acesso à cultura, o que se tornou uma marca institucional importante para nós. Por estar presente em mais de 450 municípios brasileiros, boa parte deles carentes de equipamentos culturais, a Votorantim decidiu que o uso de recursos incentivados seria voltado à democratização cultural.
Um dos projetos apoiados é o Instituto Baccarelli, que ensina música para jovens da comunidade de Heliópolis, em São Paulo. A história do Instituto e do trabalho realizado por ele inspirou a peça teatral “Acorda Brasil” (2006), escrita por Antonio Ermírio de Moraes e foi transformada no filme “Tudo o que Aprendemos Juntos” (2015), com o ator Lázaro Ramos no papel do professor de violino que vai trabalhar na comunidade e com os jovens do projeto no elenco.
Todos estes investimentos são geridos pelo Instituto, que, ao longo desses anos, vem contribuindo para a conexão entre os investimentos sociais e a estratégia dos negócios das empresas. Assim, ampliamos a geração de valor para as comunidades e para a Votorantim.
Hoje, a nossa agenda de prioridades inclui temas sociais, ambientais e de governança que se desdobram na estratégia de cada uma das empresas investidas. Um desses compromissos é o desenvolvimento das comunidades em que atuamos.
Em 2017, foram mais de 500 projetos implementados com este foco em mais de 150 municípios, no Brasil, Argentina, Colômbia e Peru, com um investimento total de R$ 120 milhões. Um destaque é o Programa ReDes que contribui para a redução da pobreza por meio da identificação de vocações das comunidades e o apoio ao desenvolvimento de negócios locais, como o projeto Itacastanha, em Sergipe (foto acima). Neste projeto, associações e cooperativas recebem financiamento e o apoio necessário para que seus negócios se tornassem sustentáveis. Atualmente são 44 projetos apoiados em 24 cidades de 10 Estados, que recebem investimentos da Votorantim e do BNDES, a fundo perdido.
O Instituto é parceiro das empresas Votorantim, fortalecendo o nosso DNA e aliando o conhecimento técnico no campo social a um entendimento profundo dos nossos desafios e planos estratégicos.
Deixe seu Comentário
* Campos Obrigatórios