O PVE e a melhoria da educação

A escolha da educação como uma das causas da Votorantim em seu centenário se baseou nos resultados obtidos pelos municípios onde o PVE foi implementado. O programa Parceria Votorantim pela Educação foi lançado em 2007 proporciona uma efetiva melhora na nota dos municípios no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).


O Ideb é um indicador do Ministério da Educação (MEC) que mede a qualidade do aprendizado nacional e ajuda a estabelecer metas para melhoria do ensino público. Ele é calculado a partir da taxa de rendimento escolar (aprovação dos alunos) e das médias de desempenho nos exames aplicados em todas as escolas públicas.


Quando os municípios que possuem o PVE são comparados a outras localidades com características similares (por exemplo, com mesmo número de habitantes), observa-se que as cidades com o programa apresentam desempenho superior às demais em relação às notas em provas de matemática e português ao longo de quatro anos – que é o tempo médio de duração do PVE.


O programa tem um impacto comprovado sobre o Ideb, com a aceleração em 38% nos resultados do Ensino Fundamental I e 45% nos resultados do Ensino Fundamental II onde está presente em relação aos demais municípios brasileiros. A evolução média da nota do indicador nos municípios brasileiros é de 0,17 ponto ao ano, enquanto nos locais que possuem o PVE esse aumento é de 0,24 ponto (considerando o período de 2007 a 2015).


Ao se analisar os resultados do Ensino Fundamental I – que engloba alunos do 1º ao 5º ano, cuja formação é de responsabilidade das Prefeituras –, a evolução da nota é ainda maior nos municípios com o PVE. Em média, as cidades que participaram ao menos dois anos da Parceria tiveram resultado 5,3 no Ideb de 2015, enquanto que a simulação estatística mostra que essa nota seria 5,0 caso não tivessem participado do programa. Esses resultados justificam a opção da Votorantim em ampliar o PVE em seu centenário – por isso o número de cidades com o programa foi triplicado em 2017, passando de 17 para 53. A meta é atingir 100 municípios. De todas as carências da sociedade brasileira, a educação é uma das que tem maior capacidade transformadora. A Votorantim acredita que uma educação de qualidade forma cidadãos mais conscientes, gera mais oportunidades e ajuda a construir um país mais justo.


O Ideb foi medido pela primeira vez em 2005, e é determinado a cada dois anos em todas as cidades brasileiras – com as mesmas provas, aplicadas pelo INEP, a todas as escolas públicas, para que que haja equidade na base de comparação. A partir dos resultados do índice de 2005, o MEC definiu metas de melhoria da nota no indicador para cada município e para cada escola avaliada. No site do MEC, é possível verificar as notas de cada escola ou de cada município na série histórica do índice desde 2005, assim como comparar as notas com as metas definidas pelo Ministério.


Confira a nota da sua cidade ou de alguma escola específica em: http://ideb.inep.gov.br/ 

Deixe seu Comentário

* Campos Obrigatórios