Entre os dias 26 e 28 de julho, o segundo ciclo do PVE - Parceria Votorantim pela Educação - teve continuidade na cidade de Brasilândia, Mato Grosso do Sul.
O tema de trabalho no município é “Espaços como ambiente de aprendizagem”. E, para trabalhar este escopo, escolheram como espaço temporário um anexo da Escola Municipal Antônio Henrique, onde pretendem promover uma espécie de “Casa da Cultura”. O local definitivo a abrigar o projeto será uma praça que está em obras e fica na região central da cidade.
A analista de sustentabilidade da Fibria e mobilizadora de Brasilândia, Michelle Stricker, conta quais serão os próximos passos no espaço temporário: “vamos criar uma identidade visual e colocar uma placa de entrada. Mapeamos artesãos do município para ajudarem no planejamento do cronograma de possíveis atividades, e produções que podem ser realizadas no local. Também fizemos a divisão de tarefas e criamos um movimento envolvendo a comunidade para buscarmos informações sobre a história do município, e encontrarmos fotos, livros e objetos para serem expostos”.
Michelle está animada com o projeto e com sua perspectiva de ter vida longa na cidade. “Eu percebo, pela empolgação das pessoas, que elas vão se apropriar do lugar, que vai ser um local para as pessoas visitarem e continuarem aprendendo. Eu estou muito otimista, porque, mesmo o grupo de mobilização sendo pequeno, é muito engajado”, finaliza.
Neste ciclo do PVE em Brasilândia, também aconteceu outra atividade relacionada ao Criativos na Escola*. Um grupo de alunos foi visitar uma fábrica da Fibria e pode conhecer melhor as dinâmicas da empresa e seus projetos.
*O Criativos na Escola, criado pelo Instituto Alana, é um projeto que atua em conjunto com o PVE, encorajando crianças e jovens a transformar suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. A iniciativa faz parte do Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 57 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo.
Deixe seu Comentário
* Campos Obrigatórios